O www.fotofavela.com.br nasceu com o intuito de apresentar o acervo de imagens produzido desde 2001 pela equipe de fotografia do Portal Viva Favela, um projeto de jornalismo comunitário, realizado pela Ong Viva Rio.

O projeto www.vivafavela.com.br marcou com originalidade seu percurso, construindo um trabalho de parceria entre jornalistas e correspondentes comunitários, moradores de comunidades de baixa renda, capacitados para atuar como repórteres e fotógrafos.

A equipe original de fotografia, composta por Deise Lane, da Maré, Nando Dias, da Rocinha, Rodrigues Moura, do Alemão, Tony Barros, da Cidade de Deus, Walter Mesquita, de Queimados, e pelas editoras de fotografia do portal, Kita Pedroza e Sandra Delgado, procura mostrar uma visão particular sobre o cotidiano das favelas.

Entre os maiores desafios encontrados pela equipe, está a idéia de apresentar favelas vivas, de forma humana e espontânea, abrindo espaço para abordar problemas, mas sem intensificar o contexto miséria-violência, tão explorado pela mídia em geral. A proximidade demonstrou ser arma sutil, permitindo captar cenas dificilmente reveladas a olhares passageiros e que, agora, compartilhamos com vocês.

Agradecemos ao Professor Peter Lucas, pelo incentivo e em especial, a todos os moradores que tiveram a coragem e a generosidade de abrir suas casas, sorrisos e vidas para as lentes dos fotógrafos do Viva Favela.

A produção deste site só foi possível graças ao prêmio de estímulo à fotografia documental, concedido pela Open Society Institute, da Fundação George Soros, em 2005.



 
realização: Viva Rio e Viva Favela
  apoio: Open Society Institute